Home » Notícias

Estudo da FGV aponta otimismo entre empresários da área de infraestrutura.

11/01/2013

 

As obras viárias em andamento no País e as expectativas em relação aos investimentos anunciados pelo governo em infraestrutura necessária aos eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos (Copa e Olimpíadas) contribuíram para uma recuperação da confiança dos empresários do setor de infraestrutura. Segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o nível de confiança dos empresários que atuam nas áreas de engenharia elétrica e de telecomunicação estava em -7,6% no trimestre encerrado em dezembro de 2012, menos da metade dos - 16,2% registrados no trimestre finalizado em setembro/12. A comparação é sempre com o mesmo período do ano anterior.


O levantamento conjuntural, realizado mensalmente e que aponta que na construção de uma forma geral o índice de confiança está em 3,1%, revela que no segmento de Obras em Acabamento o indicador de confiança estava positivo em 2,7% também no último trimestre de 2012. Esse mesmo indicador estava em 0,2% na medição trimestral de novembro de 2012. Mais otimistas ainda estavam os empresários que atuam na área de locação de equipamentos de construção e demolição, que registrava, segundo o indicador da FGV, índice de confiança de 5,1%.


Pela sondagem da FGV, o segmento com piora relativa na comparação interanual trimestral foram: Preparação do Terreno, com variação de -7,8%, diante de – 6,8% do trimestre encerrado em novembro de 2012; e Construção de Edifícios e Obras de Engenharia Civil, com -2,7%, contra -2,4% de novembro.
O levantamento conjuntural da GV envolveu a consulta a 701 empresas, responsáveis pela ocupação de 244 mil trabalhadores. O questionário básico da pesquisa é composto por 11 perguntas direcionadas exclusivamente à atividade econômica da empresa, abrangendo tema como nível de demanda, absorção de mão-de-obra, acesso ao crédito e situação geral dos negócios.


Mecânica de Comunicação

Leia mais

«Anterior12Próxima»

FONE

(75)

3023-0023

FAX

(75)

3623-1551

ENDEREÇO

Rua Carlos Fadigas, N° 99, Jardim Sucupira, Feira de Santana - BA